10 dicas sobre o uso de óleo de coco na pele e para a saúde

0
86

A longa exposição aos raios solares, à água do mar e a da piscina e os danos à saúde da pele e dos cabelos.

A farmacêutica, especialista em Cosmetologia Avançada, Jackeline Alecrim, que realiza a pesquisa nacional sobre o uso do Óleo de Coco Extravirgem nos cabelos e na pele, dá 10 dicas de tratamento natural com Óleo de Coco Extravirgem para você cuidar da saúde da pele e dos cabelos e se dar bem em todas estações

As 10 dicas de uso de Óleo de Coco Extravirgem para saúde da pele e dos cabelos.

1. Acalmar a pele após a exposição solar
O Óleo de Coco Extravirgem apresenta propriedades nutritivas, sendo um agente extremamente benéfico para suavizar a pele após longos períodos de exposição solar. Uma vez que apresenta propriedades anti-inflamatórias e citoprotetoras (substâncias capazes de proteger nossas células e nossos tecidos).








2. Protetor da pele e do cabelo
A exposição dos fios à água do mar e da piscina e ao sol pode danificar profundamente os fios. Por isso, uma alternativa é aplicar uma pequena quantidade de Óleo de Coco Extavirgem nos fios e na pele antes de entrar no mar ou na piscina. Ele formará uma barreira protetora minimizando os danos.

3. Pós-depilação
O Óleo de Coco Extravirgem é rico em compostos reparadores ideais para tratar e suavizar a pele após processos de depilação. Além disso, funciona como uma barreira protetora contra micro-organismos que poderiam atravessar facilmente a pele sensibilizada.

4. Cuidados com os pés pós-praia
A região dos pés é muito susceptível ao ressecamento, pois nesta região não possuímos glândulas sebáceas. Por isso, merecem cuidados especiais, principalmente após um dia de praia. O Óleo de Coco Extravirgem é um grande aliado na recuperação desse tecido, uma vez que fornece nutrição e prolonga a hidratação dos pés, deixando-os macios e suaves. Basta aplicar uma quantidade suficiente para umectá-los e deixar por algumas horas. Para segurança e conforto calce uma meia após aplicação e dê preferência por aplicar antes de dormir. Assim o Óleo de Coco Extravirgem irá trabalhar durante toda a noite na recuperação de regiões ásperas e ressecadas.

5. Remoção de toxinas e poluição da pele
Durante o verão os poros apresentam-se mais dilatados, favorecendo o acúmulo de sujidades e de toxinas na pele, que muitas vezes não são removidas com a lavagem convencional. Uma excelente alternativa é umedecer um algodão com óleo de coco extravirgem e aplicar no rosto limpo com movimentos circulares, removendo profundamente as partículas de sujidades que obstruíam o tecido.

6. Esfoliante labial e nutrição labial
A região dos lábios também não possui glândulas produtoras de oleosidade, por isso é mais vulnerável ao ressecamento e ao efeito craquelado. O Óleo de Coco Extravirgem pode ser misturado em Açúcar de Coco e aplicado diretamente nos lábios com movimentos circulares suaves, promovendo esfoliação leve e nutrição. Evitando que fiquem ressecados e craquelados, o que deixa o efeito do batom ainda mais lindo.

7. Proteção da mucosa genital
A mucosa genital é sensível à ação de componentes químicos dissolvidos na água da piscina e pode apresentar irritação e comprometimento da microbiota natural após longas horas de exposição. A aplicação prévia de uma pequena quantidade de Óleo de Coco Extravirgem nesta região pode funcionar como uma barreira protetora minimizando a irritação local.

8. Saúde bucal e dentes lindos
O Óleo de Coco Extravirgem é uma alternativa para aproveitar o verão com um sorriso saudável e livre de mau hálito. A dica é fazer um bochecho matinal com óleo de coco. Por possuir substâncias com propriedades antimicrobianas, pode atuar combatendo bactérias que causam mau hálito, além de favorecer a manutenção da imunidade local.

9. Reposição do manto hidrolipídico
Sabonetes em geral, produtos químicos e outros componentes podem remover parte do manto hidrolipídico corporal que funciona como uma barreira protetora da nossa pele contra agressões externas. Após o banho de mar ou de piscina é interessante repor parte destes componentes. Uma alternativa é aplicar uma pequena quantidade de Óleo de Coco Extravirgem sobre toda a pele após o banho, ele irá nutrir, proteger e deixar a pele radiante.

10. Proteção da barba à exposição da água do mar e da piscina
Engana-se quem pensa que os fios da barba não sofrem com as agressões provocadas pela água do mar e da piscina. Eles também podem ser protegidos com a aplicação de uma pequena porção de Óleo de Coco Extavirgem, que funcionará como um excepcional agente nutritivo e que evitará que os fios fiquem ressecados e desalinhados.