Aplicativo vai aumentar a segurança dos motoristas

0
92

Os motoristas de aplicativos passaram a integrar as estatísticas de violência dos centros urbanos e são protagonistas de um cenário que demanda por ferramentas capazes de garantir a sua segurança.

Este dispositivo de proteção já está disponível e é uma realidade para as empresas e os veículos que operam na área de transporte individual privado.

Batizado de SOS Track, o aplicativo desenvolvido pela startup curitibana Smart Infinity Sistemas Inteligentes, com inúmeras funcionalidades acessíveis por celular, tablet ou desktop.

O grande diferencial é a função do botão de pânico que, quando acionado, envia um sinal de emergência a uma rede cadastrada de contatos.

Este formato colaborativo permite que o usuário crie esta rede e indique quais pessoas receberão o alerta – além de informar situações emergenciais, ainda é possível à rede acompanhar em tempo real as movimentações do veículo.








Entre os benefícios do SOS Track está a possibilidade do acompanhamento e segurança de condutores e passageiros, a rapidez na comunicação e atendimento de emergências, a otimização no controle de rotas e cargas, a redução dos custos de gestão e a manutenção de frotas de veículos.

O sistema de segurança e rastreamento colaborativo também é ideal para cidadãos comuns, pequenas e médias empresas, além de motoristas de vans, de táxis, Uber e afins.

“O SOS Track possibilita a localização de veículos cadastrados com apenas um click no seu celular. A vantagem é o controle total sobre a sua segurança, uma vez que o motorista não precisa mais ligar para uma central de informações. Está tudo no aplicativo, é a segurança na palma da mão”, assegura o gerente de projetos da startup, Johnatan Cardozo.

Caso o celular seja furtado, o sistema continua operando normalmente, porque o usuário também pode portar o botão de pânico móvel, semelhante a um chaveiro.

E mesmo sem internet, o sistema mantém o rastreamento e faz backup dos dados.

O aplicativo comporta uma rede pessoal com quantidade ilimitada de contatos, que serão informados em casos de emergência como assaltos, sequestro e acidentes. O SOS Track ainda realiza o bloqueio do veículo caso receba um alerta informando que o veículo se encontra fora dos padrões.

E também emite relatórios periódicos reunindo as principais informações sobre a movimentação dos carros.

As opções de alertas ativados são: veículo ligado e desligado, velocidade excedida, cerca virtual ultrapassada, bateria desligada, ignição acionada e carro continua parado.

O SOS Track também permite informar o local e o trajeto do veículo. Com isso, condutores de vans escolares, por exemplo, conseguem cadastrar os pais das crianças e oferecer este diferencial à família, que tem acesso ao percurso do filho e sua localização exata, em tempo real.

Outra funcionalidade é a cerca virtual, que determina uma circunferência máxima onde o veículo poderá se deslocar. Assim, caso o condutor defina uma área de 100 metros, ele será informado pelo app caso o perímetro seja ultrapassado – inibindo que alguém saia com o carro sem autorização. “A função ainda determina a velocidade máxima, útil para evitar multas, como também para os pais ficarem mais tranquilos ao emprestar o automóvel para os filhos. Se eles ultrapassarem o limite estipulado, serão imediatamente avisados”, sublinha Cardozo. Mais informações: http://www.sostrack.com.br/.