Campinas 244 Anos | A estreita relação da Viação Bonavita com a história de Campinas

0
292

A Viação Bonavita tem uma estreita história com a cidade de Campinas. Operando linhas entre Campinas, Indaiatuba e Paulínia, a empresa também já operou linhas dentro do município campineiro. Nos anos 70 e 80 esteve presente como VBTU – Viação Bonavita de Transporte Urbano, mas logo vendeu essa operação, apesar do nome continuar estampado nos ônibus da cidade até o ano de 2005. Até 2001, a empresa esteve nas mãos da família Bonavita, quando tudo foi vendido para o Grupo Belarmino. A garagem do bairro Bonfim foi uma das mais modernas da época. Ampla e com vários itens de segurança, a garagem hoje abriga os ônibus da VB3, metropolitanos da VB e rodoviários da LiraBus.

Atualmente a família Bonavita, através do Paulo Bonavita, ainda está no ramo de transportes, mas apenas com a empresa Vale do Tietê, na cidade de Itu. A empresa Ituana, hoje extinta, também era do mesmo grupo.

O ônibus abaixo é um Nimbus Haragano e operava nas linhas intermunicipais entre Campinas e Indaiatuba e Campinas e Paulínia. A autoria da foto é desconhecida, mas supõe-se ser do acervo da empresa. Caso alguém conheça o autor, por favor nos informe para darmos o devido crédito. E ao compartilhar, mantenha os créditos. Assim, mais autores poderão divulgar suas fotos com segurança.