Campinas vai receber medicamento que previne HIV

0
23
Foto: Reprodução EPTV

Com informações do G1 Campinas
Campinas faz parte de um grupo de cidades determinado pelo Ministério da Saúde que vai receber um medicamento de prevenção contra HIV.

A profilaxia pré-exposição, composta por uma combinação de antirretrovirais, será distribuída entre dezembro e janeiro para 22 cidades de 11 estados.

O Brasil é o primeiro da América Latina e o município é o único da região a receberem o produto.





Foto: Reprodução EPTV



Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, o medicamento será disponibilizado para pessoas que compõem grupos de risco e estão mais expostas ao vírus da Aids.

Pesquisas feitas pelo governo federal apontaram que o medicamento pode diminuir em até 90% o risco de contaminação se usado diariamente, mas não elimina a necessidade do uso contínuo do preservativo para a prevenção.

A profilaxia será enviada para o Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis de Campinas, mas o município não confirmou quantas pessoas terão acesso ao medicamento.

Na cidade, pelo menos 7 mil pessoas realizam o tratamento contra a doença.

O Ministério da Saúde informou, em nota oficial, que terão acesso ao medicamento “homens que fazem sexo com homens, gays, travestis, transexuais, profissionais do sexo e casais sorodiferentes em situação de vulnerabilidade e comportamento sexual de risco”.

“A profilaxia pré-exposição está disponível em 36 serviços de 11 unidades da federação: AM, CE, PE, BA, DF, MG, RJ, SP, SC, PR, RS. Outros estados iniciarão em 2018″, diz o texto da nota.