Campinas vai vacinar funcionários do Aeroporto de Viracopos contra sarampo

0
16

Com informações da Agência Brasil
A Secretaria Municipal de Saúde começa nesta quinta-feira a vacinação de funcionários do Aeroporto Internacional de Viracopos contra o sarampo.

Na semana que vem, a pasta deve imunizar funcionários da rodoviária da cidade contra a doença.

A campanha oficial de vacinação contra o sarampo, aberta à população, será mantida na data estipulada pelo Ministério da Saúde, de 6 a 31 de agosto.








A Prefeitura de Campinas informou, entretanto, que todos os 64 postos de saúde do município já contam com doses da vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola.

A orientação é que qualquer adulto ou criança que não esteja com o calendário de vacinação em dia procure uma das unidades para ser imunizado.

A cobertura vacinal para o sarampo na cidade é de 77,7% e a meta é chegar a 95%.

O Calendário Nacional de Vacinação prevê a primeira dose da vacina tríplice viral aos 12 meses e a segunda, da vacina tetra viral (também protege contra a catapora), aos 15 meses.

Pessoas com idade entre 15 meses e 29 anos não vacinadas devem tomar duas doses da tríplice viral, com intervalo de um mês entre elas.

Já adultos de 30 a 58 anos não vacinados devem tomar uma dose única da tríplice viral.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa. Complicações infecciosas contribuem para a gravidade do quadro, particularmente em crianças desnutridas e menores de um 1 ano de idade.