Capivari faz campanha contra tuberculose

0
3

A segunda fase da Campanha de Intensificação da Busca Ativa de Casos de Tuberculose será realizada de 6 a 20 de novembro pela Secretaria da Saúde.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, a cidade tem quatro casos de tuberculose em tratamento em nosso município e só com diagnóstico precoce e o tratamento correto pode ser garantida alta por cura.








A campanha tem como objetivo prevenir e diagnosticar precocemente a Tuberculose, doença que muitas vezes é confundida com uma gripe mal curada.

Caso a pessoa demore a procurar um médico pode ter o seu estado de saúde agravado.

A orientação é que as pessoas que apresentem sintomas como tosse há mais de duas semanas procurem a unidade de saúde mais próxima para serem orientadas para o exame.

Ressaltamos que durante todo o ano são feitas buscas ativas de sintomáticos respiratórios pelas equipes das Unidades de Saúde, incluindo postos e setores como Ambulatório DST/HIV/AIDS e Caps AD.

Os sintomas da tuberculose são tosse, febre (mais frequente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço.

O sintoma mais frequente da Tuberculose pulmonar no adulto é a tosse.

O tratamento é feito a base de antibióticos, com duração de aproximadamente seis meses e as medicações são distribuídas gratuitamente pelo Sistema de Saúde.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3492-8205, na Vigilância Epidemiológica.