Cinco dicas para colaborar com o controle das suas finanças pessoais

• Com informações do G1 SC.

 




Confiram essas cinco dicas práticas elaboradas por economistas. Leia, coloque na sua barra de favoritos e pratique sempre. Esperamos que você possa desenvolver uma relação saudável com o dinheiro e seja ainda mais feliz.




1 – Não entre no cheque especial e/ou no rotativo

Comentário: Você certamente já leu muitas notícias sobre as taxas absurdas cobradas pelos bancos/operadoras de cartão de crédito. Mesmo variando de banco para banco, no Brasil, as taxas são exorbitantes. Se você

2 – Tenha uma planilha de custos

Comentário: Relacionar todos os seus gastos realmente ajuda a sua vida financeira. Não precisa ser uma planilha complexa. Não é necessário nem mesmo ser uma planilha. Vale até um caderno ou bloco de anotações. O fundamental é que você possa visualizar seus gastos e ter um “mapa” completo da situação.

3 – Não gaste mais do que ganha

Comentário: Parece óbvio, não é mesmo? Mas essa conta simples de receita e despesa resulta em um número negativo para muitas pessoas. Controle seus impulsos consumistas e reflita: você realmente precisa comprar isso?

4 – Não vá ao supermercado com fome (e sem uma lista de compras)

Comentário: Essa dica um tanto prosaica faz muito sentido. Quando estamos no supermercado fazendo compras e temos fome, nosso cérebro oferece menos resistência para as chamadas compras por impulso, fazendo você gastar mais dinheiro. Um dinheiro desnecessário, é importante ressaltar.

5 – Guarde dinheiro

Comentário: Muitos podem não considerar isso uma dica. Mas a realidade é que, se você cumprir os outros quatro itens, a probabilidade é que esteja sobrando um pouco de dinheiro no final de cada mês. Evite a tentação do consumo fácil e poupe.