Como evitar ressecamento, rachaduras e fissuras nos lábios no frio

0
5



Quando chega o frio e o tempo seco, os lábios sofrem uma agressão que causa ressecamento e descamação.

“A porção dos lábios que fica exposta ao meio ambiente é formada por semimucosa, um tecido sem queratina, ou seja, um tecido sensível sem esta proteína morta que está presente na pele e tem papel de barreira protetora”, explica a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

Assim como na pele, as baixas temperaturas interferem ainda mais na hidratação natural dessa pele, que pode apresentar rachaduras, fissuras e até sangrar, por ser extremamente delicada e fina.

“Além de usarmos muito movimento da musculatura, a pele oral entra em contato com alimentos, bebidas, saliva, cosmético, principalmente batons que nem sempre têm pigmentos naturais e contêm conservantes estabilizantes que são altamente alergênicos. Então é um local que devemos, sim, tratar com muito cuidado, com produtos específicos”, acrescenta.





Segundo a dermatologista, os lábios tendem a ser mais ou menos ressecados: quanto mais clara for a pessoa, mais tendência a ter os lábios delicados e sensíveis ao frio ela tem.

Além das baixas temperaturas, o sol é outro agressor importante.




Por prevenção, o recomendado é fazer uma hidratação constante e frequente, principalmente com as temperaturas mais baixas, com formulações ricas em vitaminas e antioxidantes.

“Usar hidratantes à base de aveia coloidal, vitamina E, pró-vitamina B5, glicerina, de manteigas de karité, de óleos como o de girassol, óleo de macadâmia, a própria presença de zinco, cobre, manganês, magnésio que auxiliam no processo de cicatrização, devem estar presentes nas formulações”, afirma.

Outra dica é evitar passar a língua na região dos lábios, o que provoca uma diminuição do pH, já que a saliva tem pH mais ácido e piora ainda mais o ressecamento.

“Há aquela sensação imediata que houve um umedecimento da região, mas logo depois, acontece a formação de microfissuras, de ardência e vermelhidão local”, afirma.