Condicionador: dermatologista explica a importância do produto para manter a saúde dos fios em dia

0
102

Cuidar dos cabelos não se resume apenas a lavá-los com frequência. Depois da limpeza realizada com o Shampoo, é necessário o uso de um condicionador para manter os fios saudáveis e hidratados.

“O couro cabeludo produz naturalmente oleosidade para manter a hidratação e condicionamento do cabelo. Porém, o shampoo acaba retirando todo este sebo dos fios, deixando-os mais ressecados, quebradiços e opacos. O condicionador serve, justamente, para repor essa oleosidade perdida pela lavagem com o shampoo”, explica o Dr. Jardis Volpe, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

O produto age formando uma película ao redor dos fios, protegendo-os contra os danos causados pelo ressecamento do shampoo e pelas agressões diárias às quais os cabelos ficam expostos, como poluição, exposição solar, e químicas.

“Dessa forma, os condicionadores diminuem a desidratação e realizam a reparação dos cabelos para deixá-los mais fortes e resistentes. Além disso, graças a sua capacidade de nutrir e fechar as cutículas dos cabelos, os condicionadores deixam os fios mais macios e brilhosos, evitando que fiquem frisados, quebradiços e com pontas duplas”, afirma o especialista.

Segundo o médico, o produto é de uso obrigatório para todas as pessoas com cabelo comprido e deve ser usado com parcimônia principalmente por homens de cabelo mais curto, para evitar o acúmulo do produto no couro cabeludo.

Além disso, ele deve ser escolhido de acordo com o tipo de cabelo de cada um.

Por exemplo, para quem tem cabelos ressecados o melhor é optar por produtos com óleos e extratos emolientes.

Já quem tem química nos cabelos, o ideal é dar preferência para condicionadores livres de sal.

“É sempre interessante procurar condicionadores com ativos que ajudem a fortalecer as cutículas dos cabelos e restaurem os fios, pois, quando saudáveis, os fios são menos suscetíveis às agressões externas, ficando menos danificados”, recomenda. “É importante também que você evite shampoos 2 em 1, que combinam shampoo e condicionador, pois estes não têm a mesma eficácia que os produtos separados.”

Mas, além de escolher o condicionador ideal para seu tipo de cabelo, é preciso saber utilizá-lo para manter a saúde dos fios em dia.

“O condicionador deve ser aplicado sempre após o shampoo, para fechar as cutículas que o produto abriu, e apenas na extensão dos fios, para que não ocorra o efeito rebote com consequente aumento da oleosidade no couro cabeludo. Em seguida, deixe o produto agir pelo tempo indicado na embalagem, que geralmente é de 3 minutos, e enxágue até que todo o condicionador seja completamente removido dos fios”, finaliza o Dr. Jardis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome