Confira a expectativa para o Dia de Finados na região

0
3

As cidades da região estão preparando esquemas especiais para o Dia de Finados, neste 2 de novembro.

Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram.

No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava.








Sumaré

Com a expectativa de receber mais de 10 mil pessoas nesse Dia de Finados, serão montadas tendas de atendimento ao público no local, a fim de orientar os visitantes sobre a localização de quadras e sepulturas.

Equipes de combate à dengue também estarão presentes trabalhando na conscientização dos moradores e visitantes.

Os serviços de manutenção, como roçagem, poda de árvores, varrição e pintura de guias tiveram início no começo do mês e já estão sendo concluídos.

Aproveitando o grande fluxo de pessoas no Cemitério da Saudade neste feriado, equipes da Secretaria Municipal de Saúde também estarão no local nos dias 1º e 2, realizando um trabalho de conscientização sobre o combate ao Aedes aegypti, uma vez que os vasos de flores podem se tornar criadouros para o mosquito transmissor da dengue, zika, chykungunya e febre amarela urbana.

Cerca de 15 agentes de controle de vetores estarão no local, a partir das 9 horas, conscientizando a população por meio da distribuição de panfletos e fazendo a retirada de plásticos de flores e vasos.

No dia 2 de novembro, o horário de funcionamento do Cemitério Municipal da Saudade será estendido, das 7 às 19 horas (nos demais dias, segue o expediente normal, das 8 às 17 horas).




Nova Odessa

O Cemitério Municipal de Nova Odessa funcionará em horário especial durante o feriado de Finados, das 6h e fechado às 18h.

Estão programadas quatro missas no Centro Ecumênico durante a data.

Devido à ocorrência de chuvas nos últimos dias e a previsão de precipitações durante os dias de feriado, o Setor de Zoonoses estará orientando os visitantes sobre o descarte adequado de materiais que possam servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

A Prefeitura também estará mais uma vez atenta no combate à dengue e fiscalizando ambulantes ilegais.

Apenas serão autorizados a comercializar flores, velas e alimentos nas proximidades do Cemitério, as floriculturas e ambulantes com inscrição municipal e cadastrados na Prefeitura.

A autorização é concedida para explorar comercialmente os boxes reservados em frente ao local, que tem entradas pelas ruas Anchieta, Heitor Penteado e 1º de Janeiro.




Piracicaba

Os cemitérios municipais de Piracicaba devem receber, aproximadamente, 40 mil visitantes. Os três cemitérios – Saudade, Vila Rezende e Ibitiruna -, abrem em horário especial, das 07 às 18h.

Nos locais haverá venda de velas e flores naturais e artificiais.

Uma força-tarefa da Semtre (Secretaria de Trabalho e Renda), em conjunto com o Pelotão Ambiental, fiscalizará autorizações de funcionamento, preços e qualidade dos produtos comercializados.

A Semtre liberou 24 autorizações para venda de flores naturais e artificiais, velas e fósforos, nos dias 01 e 02, especificamente para os cemitérios da Saudade e Vila Rezende.

Os agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes irão orientar os motoristas e controlar o trânsito nas imediações dos cemitérios.

A Guarda Civil realizará patrulhamento, enquanto que Pelotão Ambiental, Semtre e Sedema, fiscalizarão ambulantes e vendedores de flores.

O Cemitério da Saudade fica na avenida Piracicamirim, 2.201 – Vila Monteiro; o da Vila Rezende está localizado na avenida Marechal Costa e Silva, 44 – Jardim Primavera; o Cemitério de Ibitiruna fica na rua Piracicaba, s/n, distrito de Ibitiruna.




Jundiaí

De acordo com a FUMAS, responsável pela administração dos dois cemitérios públicos da cidade, a movimentação começou no último final de semana e deve se estender até o próximo.

Estima-se que, até domingo (5), cerca de 20 mil pessoas passem pelos cemitérios Nossa Senhora do Desterro e Nossa Senhora do Montenegro.

A Fumas criou Comissão para avaliar as condições das sepulturas em abandono e em ruínas nos dois cemitérios municipais.

A Comissão, que iniciou os trabalhos de levantamento pelo Cemitério do Montenegro, identifica as sepulturas com avisos, para que as famílias possam tomar as devidas providências relacionadas à manutenção do jazigo.

Americana

Os Cemitérios da Saudade e do Parque Gramado vão funcionar em horário normal, das 6 às 18 horas.

Equipes da prefeitura executaram a limpeza e manutenção nos dois cemitérios nos últimos dias.

Na área externa, os vendedores cadastrados na prefeitura vão comercializar flores, velas, entre outros produtos.