Conheça cinco curiosidades sobre o café

0
109

• Com informações da revista Cafeicultura.

Poucos resistem ao café fresquinho. Seja logo após a refeição ou para espantar o sono, ele é apreciado nas mais diversas culturas ao redor do planeta. Em celebração ao Dia Internacional do Café (que foi no dia 1º de outubro), Thiago Miqueleto, gerente de marketing da divisão de Agronegócios da Ajinomoto do Brasil, destaca cinco curiosidades sobre a bebida que está entre as mais consumidas no mundo:

• Produção nacional
O Brasil lidera a produção de café mundial, pois conta com extensa área produtiva e condições climáticas favoráveis para o cultivo dos grãos. Segundo estimativa da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), no ano de 2018 a produção brasileira será recorde, com 59,9 milhões de sacas de 60 quilos. No ranking mundial de consumo, o país perde apenas para os Estados Unidos

• Cultivo com aminoácidos
Os aminoácidos estão diretamente ligados à formação de compostos aromáticos no café, influenciando no aroma e sabor da bebida. Produtores de regiões como Minas Gerais e Espírito Santo utilizam fertilizantes enriquecidos com esses compostos, a exemplo dos fertilizantes da AJINOMOTO, aumentando a produtividade, a resistência a estresses e resultando em grãos de melhor qualidade, principalmente voltados à exportação.

• Expresso ou coado?
Depende do gosto de cada pessoa. Ambos extraem diferentes propriedades do café, por isso, não existe melhor forma para se apreciar a bebida. O expresso é mais forte ao paladar, sendo mais ácido e encorpado – ideal para começar o dia. Já a preparação coada possui textura mais leve, com aroma intenso.

• Cafés gourmet
Marcas apontando o nome dos produtores, a região que foi produzido, a variedade do café, que possuem embalagens de 250g ou menos, costumam oferecer grãos de melhor qualidade. Conhecidos como “cafés gourmet”, também apresentam os níveis de torra, que definem as características de acidez, aroma e amargor: clara (suave e mais ácido), média (equilibrado) ou escura (mais amargo e menos ácido). Uma característica essencial de cafés bons é o aroma agradável.

• Tendência das cápsulas
O consumo de café em cápsulas, também conhecido como monodose, é cada vez mais frequente. Segundo relatório sobre Tendências do Mercado de Café, da Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café), até 2020 o crescimento será acima da média de categorias tradicionais, como grão torrado e café em pó. Atualmente, os brasileiros consomem 3 bilhões de cápsulas por ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome