CPFL vai tirar aguapés da Represa de Salto Grande, em Americana

0
109
Foto: O Liberal

Após diversas reuniões nos últimos meses entre representantes da Prefeitura de Americana, moradores da região da Praia Azul e a CPFL Renováveis, ficou definido que a empresa fará uma ação para remanejar as macrófitas, especificamente os “aguapés”, da represa de Salto Grande.

A retirada das plantas será feita através da comporta de superfície já existente na represa e a ação será feita em conjunto com o DAE para que as espécies tenham destino correto e não comprometam a captação de água em Americana.

“Neste primeiro momento, vão ser retiradas grandes quantidades de aguapés via comporta e, paralelamente, estamos estudando e levantando custos para a instalação de bamboo log, uma barreira de bambu e cabos para fazer o afastamento das plantas da orla da Praia. O trabalho é complexo, mas a Prefeitura está empenhada e dedicada. Acredito que estamos no caminho certo para solucionar o problema”, disse o secretário, Odair Dias.

“Durante 20 anos de retirada mecânica dos aguapés não resolveu o problema, porque está atrelado ao saneamento, à poluição da água”, destacou o superintendente de Sustentabilidade da companhia, Fernando di Franco.

A empresa contratou um estudo específico para a represa, que apontará as melhores formas de controle e retirada dos aguapés.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome