Curiosidades | Bar no Japão permite que garçons com paralisia comandem robôs remotamente

Foto: Divulgação

Quem acha que robôs trabalhadores vão servir apenas para roubar os empregos dos seres humanos, pode estar errado. Um bar japonês com temática do anime Eve no Jikan está aplicando uma medida para dar mais inclusão a pessoas com algum tipo de paralisia: o estabelecimento colocou para funcionar garçons robôs que são controlados remotamente por funcionários com esclerose lateral amiotrófica ou qualquer outro tipo de dano na coluna vertebral que cause alguma forma de paralisia.

O Dawn Cafe, situado em Tóquio, ainda está funcionando em fase Beta e deve ser aberto para o público geral no próximo dia 7 de dezembro. Os robôs que servem os clientes e são controlados pelos funcionários com paralisia são do modelo OriHime-D, fabricado pela startup de robótica Ory. Eles têm 1,20 m de altura e permitem que seus “pilotos” possam ver, ouvir e falar com os fregueses que estão atendendo.

Os robozinhos garçons são controlados via internet e mesmo os funcionários que possuem paralisia total e não conseguem falar ou mover as mãos podem “escrever” mensagens por meio de um software especial que “traduz” o movimento dos olhos dos controladores. O mais interessante: o anime que inspirou o café conta a história de um futuro onde humanos e robôs se tratam como iguais em um café especial como esse – e nesse caso, isso está ajudando humanos a verem outros humanos também como seres tão capacitados quanto.

As informações são do Mega Curioso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome