Desemprego é o principal motivo da inadimplência em Campinas

0
109

O desemprego ainda é o principal vilão da economia.

Dados do perfil do inadimplente, divulgados pela Associação Comercial e Industrial de Campinas, apontam que houve um aumento de 3,5 pontos percentuais no índice de inadimplência entre dezembro de 2017 e junho deste ano.

A pesquisa aponta ainda que os jovens entre 16 e 30 anos são os mais endividados.

O motivo pode estar relacionado ao descontrole nos gastos.

O desemprego também é um fator relevante nessa faixa etária, pois em momentos de redução de emprego os mais jovens e menos experientes são os mais atingidos.

A queda na renda é apontada como o segundo lugar na pesquisa, com um aumento de 0,5 ponto percentual no período.

Dicas para enfrentar a inadimplência

  • Coloque em uma planilha do computador, todas as receitas e despesas, ao longo do mês. Desta forma, você pode visualizar o que mais pesa no seu orçamento.
  • Evite criar novas dívidas ao comprar no cartão de crédito, com pagamento em parcelas de longo prazo.
  • Procure reduzir ao máximo, o consumo nas despesas fixas, como água, energia elétrica, telefone, e até mesmo nas refeições fora de casa.
  • Diante do desemprego, use suas habilidades para conseguir uma renda variável, ou até mesmo, verificar a possibilidade em empreendimentos em artesanato, doces, alimentação e manutenção residencial, na espera de uma nova recolocação.
  • Nesse período, enquanto não consegue recolocação, acompanhe suas dívidas no cadastro de inadimplentes, e com os dados do credor tente uma futura renegociação dessas inadimplências, quando conseguir um novo emprego.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome