Enem: preparação emocional é fundamental para garantir bom desempenho na prova

0
4

Está chegando a hora do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previsto para os dias 5 e 12 de novembro, e nesse momento, a pressão e a ansiedade, muitas vezes, tomam conta do aluno, mas manter a calma é justamente a principal recomendação dos professores do Colégio Crescer.








O coordenador do Ensino Médio, Anderson Gama, explica que a autoconfiança, manter a rotina e revisar provas anteriores é fundamental.

“O aluno que estudou corretamente ao longo do ano deve confiar na sua preparação. Agora não é hora de tentar aprender teorias, apenas revisar o que já foi estudado”, explica Anderson.

A dica é refazer as quatro últimas provas do Enem e desta forma o estudante conseguirá perceber quais temas e questões são mais pedidas.

Quem não se preparou durante o ano e está tentando estudar nessa reta final, também deve utilizar esse método.

“A dica para se sair bem na redação é estar por dentro dos acontecimentos no país e no mundo, além de saber defender uma ideia e apresentar soluções para assuntos que estão em evidência”, ressalta o coordenador.




Anderson também alerta para a importância de se manter a rotina e estar calmo durante as provas.

“Não é hora de terminar namoro, iniciar novos projetos, fazer planos para o próximo ano, tudo isso só trará mais preocupação para o candidato. E tão importante quanto ter estudado todo o conteúdo previsto, é estar emocionalmente equilibrado. Ter estabilidade é decisivo”, elenca.

Os pais também têm um papel fundamental na preparação dos filhos para o exame do Enem e também do vestibular.

“É muito comum o aluno ficar mais irritado e mais calado nessa fase de estresse, mas os pais devem compreender e apoiar, críticas só irão atrapalhar ainda mais o desempenho”, recomenda Anderson.

A família também pode ajudar mantendo um ambiente calmo em casa, principalmente na véspera na prova.

“O Enem é uma prova de muito leitura e bem cansativa, por isso dormir cedo, deixar os livros de lado e apenas descansar na noite anterior é muito importante para conseguir um bom desempenho”, finaliza o coordenador.