Finanças | Os desmanches irregulares e a o novo Seguro Popular de Automóveis

0
118

Em nossa matéria de hoje, saiba como começou as discussões do Seguro Popular de Automóveis e o que é a Lei do Desmanche.

O início: a Lei do Desmanche
Você sabia que o custo da reposição de uma peça é parte importante na composição do preço do seguro do seu carro? Sim: em caso de sinistros parciais, as seguradoras podem somente utilizar peças novas, o que encarece o seguro do carro.

Isso fica ainda pior com carros mais antigos: carros com mais de 5 anos, por exemplo, tem poucas peças novas nas montadoras. Com isso, o preço tende a ficar ainda maior.

Com a promulgação da Lei 12.977/14, os desmontes foram regulamentados como negócios legais. Isso porque até o ano de 2014, quando a lei foi aprovada, o desmonte e a revenda de peças de carros eram ilegais.

Uso das peças de desmanche deve baratear o seguro auto popular
Utilizando peças de desmanche, o seguro popular de carro deve ter um prêmio em média 30% mais barato que o seguro auto tradicional.

Isso porque o custo de reposição das peças compõe uma parte importante do preço do seguro. No seguro tradicional, as peças de reposição devem ser originais e novas, o que causa um impacto forte no preço, principalmente para veículos com mais de 5 anos.

A expectativa do mercado de seguros é que essa modalidade inclua no mercado pessoas que até então não podiam pagar um seguro ou cujo veículo não tinha aceitação, como carros com mais de 10 anos. Somente algo próximo de 30% de todos os carros no Brasil tem seguro.

Agora se você não quer pagar por um seguro, mas necessita de uma proteção para o seu carro, faça uma cotação do rastreador com seguro.

Na próxima semana, veja mais sobre a lei do desmanche e sobre o seguro popular de automóveis.

• Com informações do Bidu Online.