Forma do reajuste do Salário Mínimo deve mudar em 2020; Correção será apenas pela inflação

0
103

O formato de reajuste do salário mínimo deverá mudar a partir do ano que vem. A proposta que vai ser encaminhada justamente com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, que o Congresso Nacional tem que aprovar, prevê apenas a correção pela inflação e deixa de receber a variação do PIB de anos anteriores.

Esse formato que vigorou até este ano de 2019 foi implantado ainda durante o governo Dilma em 2011 e previa o reajuste levando em consideração a inflação do ano anterior e a variação do PIB de dois anos antes, ou seja, para 2019 foi considerada a inflação de 2018 mais o PIB de 2017. Em caso de PIB negativo, como já aconteceu, a variação seria exclusivamente pela inflação.

Com o novo formato, o governo conseguirá economizar consideravelmente e ainda poderá conter um pouco o avanço do déficit público já que poderá conceder menos aumento para os aposentados e pensionistas que recebem apenas um salário mínimo. Hoje, o salário mínimo é de R$ 998,00. Esse novo formato, que prevê o aumento do salário mínimo apenas pela variação da inflação pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) deverá ser usado pelo menos em 2020, 2021 e 2022.

Da Redação ODC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome