Ministro da Infraestrutura quer atrelar Trem Intercidades à renovação de concessão de ferrovias

0
63
Foto: Jornal Liberal

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, disse na última terça-feira durante audiência na Comissão de Transportes da Câmara dos Deputados em Brasília, que deverá atrelar a construção do Trem Intercidades, que ligará São Paulo a Americana, à renovação do contrato de concessão das linhas férreas, hoje em sua maioria nas mãos das empresas do grupo da Rumo.

Até o momento, as empresas que exploram o trecho não entraram em um acordo sobre a implantação da faixa de trem de passageiros, e como o fim da concessão está chegando, seria uma oportunidade atrelar a construção da linha à renovação dos contratos, que são de interesse das companhias.

A faixa de trem de média velocidade seria uma espécie de projeto piloto para futuras linhas férreas em outras regiões do Brasil. Na próxima semana, o ministro deverá se encontrar com o governador João Doria para discutir a questão.

O projeto do Trem Intercidades, que prevê ligar as cidades de São Paulo, Jundiaí, Campinas e Americana, já é bastante antigo e foi prometido várias vezes pelo ex-governador Geraldo Alckmin, porém era engavetado sempre que vencia a eleição seguinte. O trecho total tem 137 quilômetros e seriam construídas dez estações. Desse trecho, 83km são concessionados à Rumo Logística e 54km, à MRS Logística, empresas que ainda devem entrar em um acordo sobre a operação do modal.

Da Redação ODC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome