Mostra de paisagismo e decoração traz ideias inovadoras focadas na sustentabilidade

0
95

Sugestões sustentáveis e ideias de decoração reutilizando materiais estão presentes em praticamente todos os 19 ambientes da Mostra de paisagismo e decoração da Expoflora nesta edição de 2018, coordenada pela arquiteta Karina Taccola.

O evento começa no dia 24 de agosto e vai até 23 de setembro, de sexta a domingo, das 9h às 19h.

Tambores são usados não apenas para o plantio de flores, mas como sofá, porta-garrafas, porta-lenha e luminárias.

A madeira de demolição e as cruzetas são utilizadas em móveis, decks, pergolados e pisos.

Objetos antigos e de família integram harmoniosamente a decoração. Plantas de baixa manutenção, que exigem pouca rega, têm a preferência dos paisagistas em época de tempo seco.

“Do it yourself” ou “Faça você mesmo” já é tendência na decoração.

Tudo para aproximar as pessoas da natureza e incentivá-las a levar mais flores e plantas para os ambientes de suas residências, aumentando os momentos de relaxamento, de contemplação e estimulando o convívio com familiares e amigos.

Um dos exemplos

A proposta é mostrar diferentes possibilidades para um belo jardim com pouca manutenção, elaborado a partir de materiais acessíveis.

A total permeabilidade do piso é uma das características mais marcantes do espaço, que também demonstra atenção à sustentabilidade e preservação dos recursos naturais com uso de cascas de pinus de reflorestamento, vasos cerâmicos fabricados a partir do barro e madeiras de demolições, dormentes de linha férrea e cruzetas de poste de energia.

Os dormentes são utilizados no painel das três quedas d´água e no caminho que leva até elas.

A rusticidade dos móveis – cadeiras de balanço, mesa, bancos e cadeiras – ganha um toque de leveza com as cores alegres usadas nos acessórios, como toalhas, mantas e almofadas. O fogo de chão é feito com tijolos.

O verde-escuro dos podocarpus que formam as cercas-vivas e a grama preta, plantas escolhidas pela praticidade, combinam com o vermelho do antúrio, o colorido das marantas e dracenas.

Foram plantadas cerca de 1,2 mil mudas de plantas e flores, além de vários de temperos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome