ODC no Enem 2018 | Quatro séries da Netflix que podem ajudar nos estudos para o Enem

0
71

• Com informações do jornal Extra.

Para os candidatos a uma vaga no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2018, cada minuto é fundamental, ainda que o período seja de férias. O momento é ideal para utilizar métodos auxiliares de aprendizagem, como maratonar aquela série na Netflix que vale por uma aula!

– Os conteúdos audiovisuais podem ajudar o candidato a assimilar os acontecimentos históricos, entendendo os principais conflitos enfrentados pela humanidade, por exemplo. Além de atrair a atenção dos estudantes, as séries de TV podem complementar aulas e outros materiais de estudos, ampliando a bagagem cultural dos jovens – explica o professor de História do colégio Poliedro Rodolfo Neves, que listou para o EXTRA quatro séries que todo candidato deveria assistir antes do Enem 2018.

1 – 13ª Emenda

O seriado aborda a questão racial nos EUA, desde a abolição da escravidão, a partir da aprovação da 13ª Emenda à Constituição pelo Congresso norte-americano, até os atuais desdobramentos sobre questões raciais no país americano. O documentário ajuda a entender como foi o processo de integração dos negros na sociedade após a abolição, passando pela luta pelos direitos civis na década de 1950-1960. O tema é de extrema relevância para o Enem, tanto para a disciplina de História quanto para Atualidades, com destaque para o movimento “Black Life Matters”.

2 – We are Legion

Desde as revelações de Edward Snowden sobre a atuação da NSA (Agência Nacional de Segurança), a privacidade na internet se tornou um dos assuntos mais importantes da atualidade. As atuais denúncias sobre o vazamento de dados de usuários no Facebook evidenciaram como a identidade digital é facilmente violada e utilizada sem nossa permissão. A questão do direito à privacidade dentro da chamada Sociedade da Informação é tema da série e assunto cobrado nos principais vestibulares do país, incluindo o Enem.

3 – A Primeira Guerra Mundial

2018 marca o centenário do término da Grande Guerra, tema da série. Uma de suas causas foi o sentimento nacionalista, responsável por acirrar as disputas entre as potências europeias no começo do século XX. O Enem pode explorar a questão do atual ressurgimento do sentimento nacionalista na Europa, com destaque para a questão do BREXIT, a saída do Reino Unido da União Europeia.

4 – The World’s War: Forgotten Soldiers of the Empire

O seriado aborda como as potências europeias utilizaram soldados de suas colônias durante a Primeira Guerra Mundial. A relação de dominação das metrópoles europeias sobre suas colônias no cenário do Imperialismo e Neocolonialismo é um tema recorrente, com destaque para as questões raciais. A produção ilustra bem essas questões, ajudando na composição de uma leitura mais ampla sobre a Grande Guerra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome