Por que os exercícios aeróbicos são bons para o coração?

0
38

Praticar esportes é indicado para qualquer pessoa.

Mais importante ainda para os cardiopatas.

Para isso, é essencial consultar um médico e saber quais as limitações de cada paciente e quais exercícios eles podem fazer.

Os exercícios aeróbicos, por exemplo, são recomendados especialmente para os pacientes com problemas cardíacos.

Pois eles ajudam na elevação da capacidade cardiorrespiratória.

Para o fisiologista do esporte do HCor (Hospital do Coração), Diego Leite de Barros, as caminhadas são as mais indicadas, pois requerem apenas um calçado confortável – de preferência com algum sistema de amortecimento – e roupas leves.

“Se o paciente for liberado pelo seu médico, ele também pode participar de corridas, tanto ao ar livre quanto na esteira. Andar de bicicleta ou optar pelo exercício na bicicleta ergométrica é igualmente recomendado”, aconselha Diego Barros.

O ideal é que, aliado aos esportes que fortalecem a parte cardiorrespiratória, o paciente também faça musculação, pois isso complementa os benefícios do aeróbico.

“A associação de exercícios aeróbicos com exercícios de força irão ampliar a força muscular do organismo, bem como a potência do coração”, esclarece o fisiologista.

Já para as pessoas sem grandes limitações, o ideal é fazer exercícios aeróbicos cinco dias por semana durante 30 minutos ou 25 minutos de atividade cardiorrespiratória, três dias na semana, associado ao fortalecimento muscular dois dias na semana.

Para aqueles que querem reduzir a pressão arterial e o colesterol, a indicação é 40 minutos de atividade aeróbica moderada e intensa três ou quatro dias por semana.

A OMS recomenda aos adultos entre 18 e 64 anos exercícios aeróbicos de leves a moderados por no mínimo 150 minutos semanais. Entram nessa categoria atividades como uma caminhada na rua, corrida leve, hidroginástica ou andar de bicicleta tranquilamente.

Para quem já faz exercícios regularmente e planeja aumentar a intensidade, o tempo passa a ser de 60 a 75 minutos semanais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome