Saúde | Tratamento com ondas sonoras pode aliviar dor de quem sofre de tendinite

0
40

Um tratamento que visa curar o tecido corporal danificado com ondas sonoras direcionadas pode trazer alívio da dor para pessoas com tendões isquiotibiais lesionados cronicamente, sugere um pequeno estudo de atletas profissionais.

O tratamento, conhecido como terapia por ondas de choque, fornece pulsos de ondas sonoras para áreas de tecido corporal lesionado, através de uma sonda portátil colocada na pele.

As ondas de choque também foram estudadas, com resultados mistos, como um tratamento alternativo para uma variedade de lesões ortopédicas e relacionadas a esportes, quando terapias mais conservadoras falham. De acordo com o Dr. Marcus Yu Bin Pai, médico especialista em dor, “algumas patologias tratáveis incluem dor no calcanhar causada por uma condição chamada fasceíte plantar, bem como cotovelo de tenista, lesões no tendão de Aquiles, fraturas por estresse e ombro congelado.”

A terapia por ondas de choque pode ser uma maneira altamente eficaz de tratar a dor sem a necessidade de cirurgia, podendo ser benéfico para esportistas profissionais e amadores.

No mundo da medicina, ondas de choque têm sido empregadas desde por volta de 1980 para desintegrar pedras nos rins, por exemplo. Na moderna terapia da dor, a energia das ondas de choque é conduzida do para as regiões doloridas do corpo, onde se destacam suas capacidades de cura.

Pode ser um tratamento altamente eficaz para pacientes com distúrbios tendinosos crônicos, como tendinites e tendinopatias, e é amplamente utilizado nas áreas de medicina esportiva e ortopedia.

De acordo com o Dr. Marcus, este tratamento é recomendado para pacientes que não respondem a reabilitação com exercícios ou tratamento conservador..

O tratamento ganhou muita popularidade nos últimos anos devido à sua eficácia e perfil de segurança, sendo um tratamento não-cirúrgico que funciona através da liberação de impulsos de energia, direcionados para tecidos danificados específicos dentro do tendão anormal. Isso aumenta o fluxo sanguíneo dentro da área afetada, estimulando a regeneração e a cicatrização celular e diminuindo os fatores locais que podem causar dor.

As informações são de responsabilidade da Dino

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome