Sistema inteligente de monitoramento de Campinas recuperou 219 veículos em 2 anos

0
22

Desde que entrou em funcionamento, em setembro de 2015, o Sistema Inteligente de Monitoramento Veicular de Campinas (Simvecamp) auxiliou na recuperação de 219 veículos furtados ou roubados, uma média de um carro a cada três dias.

Também ajudou a tirar das ruas 42 clones, carros com a mesma aparência que usam chapas duplicadas, em geral dirigidos por marginais para ações criminosas.








Uma iniciativa do programa “Campinas Bem Segura”, o monitoramento por câmeras inteligentes realiza a leitura das placas e analisa informações em um banco de dados.

Todos os dias, o sistema é acionado para localizar veículos envolvidos em ações criminosas e também para a recuperação de outros, roubados e furtados na cidade e região. Ligado à Central de Monitoramento de Campinas (CIMCamp), a equipe da Superintendência de Inteligência da GM coopera com as forças de segurança de 17 cidades da região.

Nestes dois anos, 108 pessoas foram presas por envolvimento em crimes, a partir das abordagens de veículos localizados pelo Simvecamp, com o trabalho das equipes da GM e da CIMCamp.

Foram 191 criminosos indiciados.

Como resultado, muitos procurados pela Justiça acabam sendo retirados das ruas, e casos são esclarecidos.

Ao todo, foram 254 conduções aos distritos policiais para registro de ocorrências e averiguações.

Até o final de setembro de 2017, foram registrados 349 casos relacionados ao monitoramento veicular, uma média de 14 ao mês, que renderam 301 abordagens.

Muitos dos veículos não são apenas produto de furto ou roubo, mas estão envolvidos em outros crimes.

Campinas tem, atualmente, mais de 300 câmeras da CIMCamp em funcionamento, localizadas em pontos estratégicos. E já são quase cem câmeras inteligentes, com leitura digital, em cerca de 30 locais nas principais vias de tráfego.