Suco de cranberry ajuda a tratar infecção urinária?

0
4

Com informações da BBC Brasil
Não há provas de que beber suco de cranberry ajude a prevenir ou tratar infecção urinária, segundo diretrizes recém-publicadas pelo Instituto Nacional de Saúde e Excelência em Cuidados (Nice, na sigla em inglês), braço do Departamento de Saúde do governo britânico cujas orientações são usadas para orientar médicos e profissionais da saúde do país.

Apesar de haver uma crença antiga e consolidada no poder antibacteriano da fruta vermelha (também chamada de oxicoco no Brasil), o órgão diz que as evidências são insuficientes.








Em vez disso, o Nice sugere que pacientes com infecção urinária bebam bastante água e se tratem com analgésicos. Eventualmente, pode ser necessário tomar antibióticos, mas só se houver recomendação médica e se os sintomas não diminuírem em 48 horas (ou se piorarem rápida e significamente em qualquer momento).

A cranberry, assim como seu suco, contém químicos chamados proantocianidinas (PAC), que podem ajudar a prevenir que as bactérias responsáveis pela infecção se prendam aos tecidos do trato urinário – o que evitaria seu crescimento e, portanto, a infecção.

Mas um levantamento do programa “Trust Me I’m a Doctor”, da BBC, já havia identificado que, mesmo entre os médicos, há opiniões divergentes quanto ao poder preventivo da fruta.

Alguns estudos mostraram pequenos benefícios das cranberries em mulheres saudáveis e não grávidas que sofriam repetidamente com infecções urinárias; outras pesquisas não encontraram comprovação disso.
v