Suco de laranja ajuda a fortalecer organismo das crianças

0
10

Uma alimentação equilibrada pode fazer toda a diferença no fortalecimento do organismo e na melhora da imunidade das crianças. Entre os alimentos que mais ajudam na proteção dos pequenos está o suco de laranja.

“O suco de laranja ajuda a proteger e fortalecer o organismo das crianças de doenças devido aos altos teores de vitamina C e flavonóides, que têm importante impacto na imunidade infantil”, disse o professor associado do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas, dr. Rubens Feferbaum.

Os benefícios do consumo diário do alimento têm comprovação científica. Dados de estudos recentes realizados no Brasil e no mundo sobre o consumo de suco de laranja mostraram que o alimento promove a melhora da saúde óssea, além de ajudar no aumento do DHA (ácido docosahexaenóico) e do ferro no organismo.

As pesquisas foram realizadas em crianças entre 4 e 12 anos.








Segundo a pesquisa, o consumo do suco de laranja pode ser recomendado como um meio dietético eficaz para melhorar o Cálcio e vitamina D, equilíbrio ácido-base e promoção da saúde óssea em crianças e adultos.

O estudo foi realizado por um grupo de pesquisadores das universidades de Connecticut, Harvard e Kookmin, na Korea, além de pesquisadores, da Sociedade Americana de Câncer..

“O suco de laranja é um alimento funcional por conta da presença das vitaminas, dos complexos bioativos como os flavonóides fibras solúveis e insoluveis (quando mantém resíduos da polpa), que atuam na saúde intestinal pela manutenção de uma microbiota saudável. E todos estes elementos estão naturalmente presente no alimento”, explicou Feferbaum.

Outra pesquisa apontou que crianças que recebem o suco suplementado com o DHA (ácido docosahexaenóico), um dos dois ácidos graxos, provou ser um meio eficaz de melhorar sua ingestão em crianças e alcançar um maior teor de DHA em fosfolipídios no plasma.

O DHA está concentrado no cérebro e nos olhos e está relacionado à capacidade de atenção e memória.

Já o ferro é necessário para a formação de hemoglobinas nos glóbulos vermelhos e influencia na imunidade do indivíduo.

Em crianças com mais de 6 anos de idade observou-se um aumento de quase duas vezes na absorção de ferro. A pesquisa foi realizada por um grupo de cientistas das Universidades do Texas e da California.

De acordo com Feferbaum, o suco de laranja é importante para a saúde das crianças por ser rico em vitaminas e compostos bioativos que auxiliam na composição de uma dieta equilibrada.