Túnel do Tempo | A antiga linha 5.71 – Expressa Terminal Central/Terminal Ouro Verde

0
555

Na semana que vem vamos começar uma série de matérias especiais sobre a história do transporte na região do Ouro Verde em Campinas, algo que está sendo pedido há muito tempo, desde quando terminamos a série sobre o transporte na região do Campo Grande. Antes de começarmos, vamos hoje falar sobre a linha 5.71 – Expressa, que no InterCamp virou 1.19.

Quando a linha foi inaugurada, ainda nos anos 80 por conta da troncalização de vários itinerários no Terminal Ouro Verde, um dos pontos de maior sucesso operacional no tão ruim transporte campineiro (calma, gente… Foi sucesso no passado, pois hoje já está saturado e necessita urgentemente de uma remodelação completa), andava lotada pois era a ligação direta mais rápida entre o Terminal Central e o Terminal Ouro Verde. A linha deveria ser operada com trólebus (ônibus elétricos) mas acabou ficando com ônibus a diesel após o fim do projeto que deveria eletrificar toda a Avenida das Amoreiras. A linha operava apenas nos horários de pico da manhã e da tarde nos dias úteis.

O mais curioso na 5.71 é que alguns ônibus tinham bancos de lado, para que coubesse mais gente em pé. Depois de um tempo, esses ônibus foram substituídos por veículos convencionais. Hoje, a linha não é mais operada mas deverá ser reativada no sistema BRT, já que é comum ter três linhas troncais: uma paradora, uma semi-expressa e uma totalmente expressa. E você, lembra da 5.71?

Da Redação ODC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome