Túnel do Tempo | A Robert Bosch do Brasil em Campinas e sua história em nossa cidade

1
366
A cidade de Campinas sempre foi conhecida por sua pujança econômica ao longo dos tempos, e um desses sinais foi a construção da nova fábrica da Robert Bosch do Brasil, localizada no entroncamento das vias Anhanguera e Estrada de Monte Mor, atual SP-101. Até os anos 60 a fábrica da Bosch ficava localizada na Avenida da Saudade, próximo ao Cemitério, onde hoje há uma unidade da C & C e que por muitos anos foi unidade da extinta rede Manolo. Com o aumento da demanda pelos produtos da marca, houve a necessidade de construir uma nova fábrica, maior e mais estruturada.
Nos anos 70 a fábrica foi inaugurada, levando grande desenvolvimento para a região. A Vila Nova Boa Vista foi construída ao lado da nova fábrica, onde muitos funcionários acabaram morando por muito tempo, apesar de que a vila oficial para os funcionários foi erguida próximo à Vila Teixeira, hoje chamado de bairro IAPI. Até a linha de ônibus foi esticada para atender a região, que é a atual 2.53 – Swift / Boa Vista até Parque Via Norte.
Muitos moradores de Campinas passaram pelas grandes fábricas que faziam parte do cenário urbano da cidade, e algumas delas ainda fazem como é o caso da Bosch. E você, já passou por lá ou conhece alguém da Bosch?
Da Redação ODC.

1 COMENTÁRIO

  1. Correção: A fábrica da Robert Bosch, localizada na Rodovia Anhanguera, não foi inaugurada nos anos 1970.
    A Gleba da antiga Fazenda Boa Vista foi adquirida em 1958, começando a construção logo em seguida.
    No início dos anos 1960, já tinha produção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome