Túnel do Tempo | Quem se lembra da praça que tinha onde hoje é o Terminal Central?

0
626

A praça Lago dos Cisnes não é muito conhecida por quem mais de 35 anos de idade, já que ela foi demolida em 1984 para a construção do Terminal Central. Quando o Viaduto Cury foi construído, ainda nos anos 60, com o objetivo de acabar com um grave estrangulamento de trânsito que tinha no local por conta da estreita ponte sobre a via férrea da Cia. Paulista, no meio dele foi construída uma praça, chamada de Lago dos Cisnes. Além de, obviamente, um lago, havia boa iluminação, área bastante arborizada e até um relógio de sol, que hoje encontra-se no Parque Taquaral.

O espaço já estava cotado para receber o Terminal Central desde o final dos anos 70, como plano de eletrificação do sistema de transportes públicos no eixo da Avenida das Amoreiras. Um terminal provisório foi construído na Avenida Moraes Salles, chamado de Terminal II (anos antes o Terminal I havia sido construído defronte o Mercado Municipal, na Avenida Benjamin Constant).

Muitos lamentam a destruição da bela praça para a instalação do terminal, mas poucos se recordam que o espaço já estava bastante degradado antes de receber o terminal. Muitos usuários de drogas e moradores de rua ficavam por ali, afastando os visitantes. O local realmente foi uma bela praça, mas seu final já não era mais em tempos de glória. O Terminal Central foi construído no espaço e ali permanece até hoje. O Terminal 2, que era provisório, ainda existiu até à década passada, quando foi demolido para a instalação da sede da Guarda Municipal.

Da Redação ODC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome