Túnel do Tempo | Quem se lembra do antigo Convívio, atrás da Catedral Metropolitana?

0
192

O Convívio, que hoje é uma das áreas mais degradadas do centro de Campinas, já foi muito bonito e era destaque em cartões-postais que povoavam as bancas de jornais. Até o final da década de 60 nesse espaço, que compreende uma grande quadra ladeada pelas ruas Treze de Maio, José Paulino, Costa Aguiar e José de Alencar, havia o Teatro Municipal, demolido pelo então prefeito Ruy Novaes com a alegação de que sua estrutura estaria comprometida.

Logo depois, o espaço virou um grande estacionamento e mais tarde foi todo reformado, sendo transformado em uma área de convívio público, com vagas específicadas para carros, bancas de jornais, luminárias redondas e muitas floreiras. Nos anos 80 a área ainda recebeu algumas linhas de ônibus das empresas Campos Elíseos e Rápido Luxo Campinas, que desciam pela Treze de Maio ainda na época que esse trecho após a Senador Saraiva não era calçadão.

Após a inauguração do Terminal Central, o Terminal do Convívio, também conhecido como Terminal IV, foi definitivamente extinto e a área recebeu uma nova reforma, contemplando o total calçamento da Rua Treze de Maio e o fim dos estacionamentos no Convívio.
Mesmo após a reforma o local continuou muito bonito e recebeu grandes espaços para telefones públicos, bancos para sentar e mais floreiras. O local virou o que é hoje após a reforma iniciada no governo Izalene Tiene e finalizada pelo prefeito seguinte, Hélio de Oliveira Santos, praticamente sem plantas e sem cuidado algum.

E você, lembra do antigo Convívio?

Da Redação ODC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome