Vai fazer maratona no Carnaval? Veja dicas para não desmaiar na rua

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O Carnaval é sempre aquela história: muita festa, folia, alegria, e horas e horas em pé passando calor, no sol, ou mesmo na chuva.

E aí sempre fica aquela dúvida: como se alimentar corretamente nesse período?








Por isso, o ODC conversou com o Prof. Dr. Ricardo Sugahara, cirurgião Geral especialista em cirurgia do aparelho digestivo, obesidade e coloproctologista do Hospital PUC-Campinas.

Se o evento acontece à tarde, e o local é aberto, o que a pessoa deve consumir antes de ir ao local?
Independente do local as pessoa devem fazer uma boa refeição antes do evento, nunca ir de jejum, pois o gasto de energia e muito intenso. Por isso de preferencias a ingerir carboidratos com pães, massas, e cereais,evite alimentos gordurosos e de preferencia por proteínas magras.

E se a festa é de manhã? Qual o “café da manhã” recomendado?
O café da manha deve ser reforçado coma pães,cereais,frutas fresca,e proteínas magras

À noite, com as temperaturas um pouco mais baixas, não dá pra baixar também a guarda com a alimentação, né?
A alimentação é muito importante independente do horário, vale a regra do café da manha

Existe alguma “fórmula mágica” pra pular o Carnaval no lugar aberto, ficando muito tempo de pé, sem desmaiar ou algo do gênero?
Acredito que a “formula mágica” e fazer um boa refeição antes, nunca estar de jejum. Usar roupas leves, confortáveis. Hidratação é fundamental para evitar a desidratação, de preferencia pela agua. Mas fundamentalmente respeite o limite do seu corpo.

Reforçando, como sempre: bebidas alcoólicas precisam vir acompanhadas de hidratação, não é?
Sempre, pois o alcool causa desidratação associado ao calor mais a atividade fisíca intensa, é um potencial causa para que as pessoa desidrate, tome muito liquido, preferencialmente agua.