Valinhos muda itinerário da coleta de lixo

0
26

A partir do próximo dia 18 de outubro, a coleta de resíduos domiciliares e recicláveis do município de Valinhos seguirá um novo plano, com o objetivo de melhor atender à população.

A coleta do lixo domiciliar será ampliada, assim como a coleta dos resíduos recicláveis, que vai chegar perto dos 100% de cobertura no município.








A frequência da coleta domiciliar será ampliada nos bairros Morro das Pedras, Reforma Agrária, Macuco e Capivari, passando a ser feita três vezes por semana.

Os valinhenses podem colaborar ficando atentos ao novo cronograma e só colocando os resíduos para fora de suas casas nos dias e horários programados.

O diretor do Departamento de Limpeza Pública (DLP), vinculado à Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Gustavo de Freitas Sirianni, listou diversos benefícios da atualização do Plano de Coleta.

Entre eles, a maior eficiência da logística de coleta, com a compactação dos setores, uma vez em que o atual plano está vigente desde 2005 e se encontra defasado em relação ao crescimento populacional do município.

A coleta seletiva também será ampliada, atingindo assim quase 100% de atendimento nos bairros da zona urbana.

Entram no Plano de Coleta os bairros Jardim Palmares 2, Jardim Nova Espírito Santo, Jardim Soleil, Bosque dos Eucaliptos, Nova Era e Ana Carolina 2.

Todo o material da coleta seletiva é destinado à cooperativa de reciclagem Recoopera, que atua em parceria com a Prefeitura de Valinhos desde 2013 realizando a triagem do material e dando a correta destinação para reciclagem.

Ao todo, são 45 cooperados que vivem da renda financeira vinda dos materiais recicláveis recolhidos na cidade.